Arranjos Produtivos resultam em aumento em ocupação de hotéis no sul da Bahia

Ilhéus, a Terra da Gabriela, é um dos municípios beneficiados
JBO

Aumento de 12% na taxa de ocupação, fortalecimento da governança do setor de turismo, além da redução de custos e melhor qualidade de serviços. Estes são alguns dos resultados já detectados com a implantação do Projeto de Arranjos Produtivos no setor de Turismo na região de Ilhéus e Itacaré, Sul da Bahia. O projeto foi realizado pelo Sebrae em parceria com o programa Progredir da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia.

O fortalecimento dos Arranjos Produtivos para o desenvolvimento dos pequenos negócios é um dos assuntos que será apresentado pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, Roberto Simões, durante o Encontro dos Conselhos Deliberativos da instituição na Regional Nordeste, que será aberto nesta quarta-feira,7, às 19h, no Hotel Sheraton, em Salvador.  O Encontro prossegue na quinta-feira, 8, de 8h30 às 17h.

Desde que assumiu o Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, Roberto Simões tem ressaltado a necessidade de fortalecer esses arranjos locais como caminho para aumentar a produtividade das empresas, sobretudo das pequenas e médias. Simões, que já visitou alguns clusters na Espanha, Alemanha e na Itália, voltou ainda mais convicto que para superar a baixa competitividade das empresas é necessário apoiar e incentivar cada vez mais iniciativas que aumentem sua produtividade. “Os Arranjos Produtivos têm demonstrado em todo o mundo e no Brasil também que produzem resultados satisfatórios.

Inovação - Roberto Simões também reconhece que para serem competitivas, as empresas devem ser inovadoras. O dirigente tem reforçado em diferentes encontros que o Sebrae deve ter papel de articulador para mobilizar instituições públicas e privadas que possam contribuir para estimular investimentos contínuos em educação, pesquisa, e tecnologia, aperfeiçoando a forma como as pequenas empresas se organizam para atuar no acirrado mercado global. “Um dos caminhos para isto é privilegiar a competitividade das cidades, estados e regiões e potencializar a força das cadeias produtivas e dos arranjos produtivos locais”, ressalta Simões.

Plano de Negócio - De acordo com a coordenadora da Regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, através do projeto Arranjos Produtivos Locais foi possível a formação de cinco redes empresariais na região:  Rede Inspire-se Maraú (hotéis, pousadas, restaurantes e receptivo); Rede Praia e Gastronomia (Restaurantes de Praia); Rede Ilhéus 100% Turismo (Hotéis, pousadas, receptivo e Lounge Bar); Rede de Reserva Particular do Patrimônio Natural  (RPPNS)  de atrativos turísticos e Rede Viva Itacaré (hotéis, pousadas e receptivo).

São 55 empresas participantes das Redes que tiveram o apoio do Sebrae na criação de um plano de negócio, para cada rede, considerando as necessidades específicas de cada uma, contemplando-se um plano de ação nas áreas de Capacitação/Consultoria em Gestão, Capacitação e Consultoria Tecnológica e Acesso a Mercado.

Planejamento - Durante o Encontro dos Conselhos Deliberativos do Sebrae da Região Nordeste Roberto Simões também vai relatar como está o Planejamento Estratégico do Sebrae Nacional, que define as prioridades na aplicação de seus recursos para melhorar a performance dos pequenos negócios, com vistas a aumentar a participação deles no Produto Interno Bruto e nas exportações nos próximos anos.

De acordo com Roberto Simões, os encontros e as reuniões nacionais e regionais de Conselhos Deliberativos estão melhorando e aperfeiçoando a governança corporativa da instituição. A visita aos Sebraes nos estados, que Simões tem realizado persistentemente, faz parte dessa estratégia de melhoria da governança, cujo objetivo final é integrar esforços dos conselhos e das diretorias executivas para elevar o nível de atendimento das demandas dos pequenos empreendedores.